quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Outubro Rosa : Toque-se e dê um toque !

Olá meus amores, Outubro chegou, e com ele inicia-se mais uma campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama – o Outubro rosa. Como o blog da mimi super apoia essa causa , esse ano convidei duas amigas para batermos um papo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.



|" A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE ESTIMA QUE, POR ANO, OCORRAM MAIS DE 1.050.000 CASOS NOVOS DE CÂNCER DE MAMA EM TODO O MUNDO, O QUE O TORNA O CÂNCER MAIS COMUM ENTRE AS MULHERES. E NO BRASIL, NÃO TEM SIDO DIFERENTE! "


Com dados tão alarmantes assim , percebemos que mesmo com as campanhas ainda há a falta de informação. Então convidei as amigas Catarina Gonçalves e Viviane Siqueira que são mulheres diferentes faixa etárias para saber o que elas sabem sobre a prevenção dessa doença e como obterão essas informações.


A Catarina é jornalista, noiva, tem um perfil no instagram (@canseideserrica) onde ela dá várias dicas e faz achados com aquele preçinho que a gente ama. 


A viviane é casada, estudante de fisioterapia , modelo nas horas vagas e tem um perfil no instagram ( @siqueiravivi_) onde encontramos vários garimpos e achados fashion com descontos babado.


Ao questionar a catarina sobre o câncer de mama ela me contou que as informações que ela tinha foi dado por seu médico, o qual ela tem uma rotina de consulta , ela também faz o auto-exame em casa na hora do banho, que é algo muito importante. 


A vivi é universitária e me contou que as informações que ela teve foi na faculdade mesmo, por isso sabe fazer o auto-exame da forma correta e ainda conscientiza as amigas sobre a prevenção.


O objetivo fundamental do auto-exame é fazer com que a mulher conheça detalhadamente as suas mamas, o que facilita a percepção de quaisquer alterações, tais como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações, etc.
O auto-exame de mamas deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.



A cor rosa tem sido associada à mulher e a coisas de meninas. Entretanto, para quem já enfrentou ou está enfrentando um diagnóstico de câncer de mama, o mundo perde parte do seu colorido. O tratamento para combater a doença aumenta o risco e a intensidade de sintomas depressivos, além de efeitos adversos associados à piora da qualidade de vida.A cada ano, entretanto, mais mulheres contam histórias emocionantes de otimismo de como travaram uma batalha contra o câncer. E venceram. É difícil. A vida não é cor-de-rosa, mas não precisa ser cinzenta. Por isso, não esqueçam, meninas: marquem na agenda um dia para cuidar da sua saúde. Faça todos os exames necessários para uma vida saudável, mas, principalmente, a sua mamografia.



Diariamente, mantenha o hábito de fazer o exame de toque. De se auto examinar e observar se há alguma diferença no formato e na pele dos peitos. Toque-se.


Divulgue essa campanha para as mulheres que você ama. As mulheres da sua família, as suas amigas. Diga-lhes para fazerem o auto-exame das mamas e a mamografia também. Dê um toque.


A mamografia é essencial para detectar tumores ainda em fase inicial, quando eles são menores de 1 centímetro e pequenos demais para serem percebidos no auto-exame.


Lembre-se de que, quanto mais precoce é o diagnóstico, maiores são as possibilidades de cura. Como o câncer de mama é frequentemente detectado em mulheres, os mastologistas orientam fazer o exame de rastreamento, ou seja, antes dos sintomas, a fim de pesquisar se a mulher está no início da doença.


O melhor exame que a mulher pode fazer para se prevenir do câncer de mama é a mamografia. Portanto, não deixe para depois. Toque-se e faça o exame anual. E dê um toque em quem você ama.



Desde já agradecer a Catarina e a Vivi pela disponibilidade de está participando desse momento de conscientização , que essa ação sirva de alerta para muitas mulheres!


Agradecer a minha amiga e parceira Ane (@anesantosfotografia) que fez esse lindo registro , que  sempre acredita e confia no trabalho do Blog da Mimi.


  • Como fazer o autoexame?

1. No chuveiro: Examine suas mamas durante o banho, pois as mãos escorregam mais facilmente sobre a pele molhada. Com a mão aberta, coloque os dedos indicador, médio e anelar sobre a mama e deslize-os suavemente em movimentos circulares por toda a mama. Utilize a mão direita para examinar a mama esquerda e a mão esquerda para examinar a mama direita.

2. Diante do espelho: Inspecione suas mamas com os braços abaixados ao longo do corpo. Levante os braços, colocando as mãos na cabeça. Observe se ocorre alguma mudança no contorno da pele das mamas ou no bico. Repita a observação, colocando as mãos na cintura e apertando a mama.

3. Deitada: Deite-se de costas sobre um travesseiro ou almofada. Coloque a mão direita atrás da cabeça. Com os dedos da mão esquerda, pressione suavemente a pele da mama direita, com movimentos circulares, como no exame feito no chuveiro. Agora, repita com a mão direita o exame da mama esquerda. Finalmente, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção. A observação de alterações cutâneas ou no bico do seio, de nódulos ou espessamentos, e de secreções mamárias não significa necessariamente a existência de câncer, mas deve motivá-la a procurar esclarecimentos com um médico.


Ei! Se toque aí! O mês de Outubro ainda não acabou! Então aproveita as campanhas do Outubro Rosa nas instituições de apoio e se cuide! Se toque! Se ame!
A prevenção sempre será a sua melhor arma!
Um brinde a nossa saúde!


Look do Dia

Vestido (popshow)
Sandália (ceconello)
Bolsa (Schutz)
Acessórios ( Estrela Bijuteria )


Então é isso gente, espero que tenham curtido o post. Mil beijinhos e até a próxima! 😘😘

~x~


Locação : Claudios Café ( @cafeclaudios)


Fonte : https://mariabonitabeer.wordpress.com/2016/10/18/outubro-rosa-se-toque/
http://vemcamenina.com/outubro-rosa-2014-se-toque/
https://drang.com.br/outubro-rosa-toque-se/

... 

💓😘

0 Comments:

Postar um comentário