segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Outubro Rosa

Olá queridinhos da Mi, como todos sabem Outubro é o mês de conscientização das mulheres sobre o câncer de mama e a importância do auto-exame. Como acadêmica em enfermagem resolvi fazer um lindo post sobre essa causa tão nobre.



O Outubro Rosa


O laço rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (acessem o site da Fundação – www.komen.org). Comemorado em todo o mundo, o Outubro Rosa remete ao laço. Começou nos Estados Unidos, onde havia várias ações sobre o tema no mês de outubro. Daí, o Congresso Americano aprovou o mês como sendo o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A ação de iluminar de rosa prédios e monumentos surgiu depois, para divulgar de forma criativa e ainda mais colorida a iniciativa. :)

O objetivo principal do Outubro Rosa é alertar o público em geral, principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Em 2015, a campanha do INCA tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Os desafios no controle do câncer de mama dependem não apenas da realização da mamografia, mas também do acesso ao diagnóstico e ao tratamento com qualidade e no tempo oportuno. Além disso, de acordo com os especialistas do INCA, há necessidade de se realizar ações ao longo de todo o ano e não apenas no mês de outubro.


Ainda segundo o INCA, estima-se que 30% dos casos da doença possam ser evitados quando são adotadas práticas saudáveis como: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável; manter o peso corporal adequado e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Amamentar também é um importante fator de proteção.

A importância do auto-exame
Algo tão fácil e prático de se fazer e que pode salvar muitas mulheres. O auto-exame pode ser feito em casa, periodicamente, de forma a saber se qualquer nódulo apareceu nos seus seios. Quanto mais precoce for o diagnóstico do câncer de mama, mais chances de recuperação você tem e isso é crucial. Você pode ver como fazer o auto-exame nesse link aqui do IBCC.

Além do auto-exame, não preciso destacar ainda mais a importância de se fazer exames periódicos para cuidar da sua saúde. Entendo que temos muitas tarefas durante nossos dias, mas nossa saúde é nossa prioridade, assim deve ser. Sem saúde, tudo perde sentido e você pode não conseguir curtir sua vida do lado das pessoas que ama. Pense nisso e se cuide! :)

Fotografia : Bruna Thayzi (Blog The Brub's)

Fonte: http://www.ameninadafoto.com.br/outubro-rosa/
http://www.devaneiosetc.com/campanha-outubro-rosa/
~x~
Então é isso gente , espero que tenham curtido o post. Mil beijoquinhas coloridas e até a próxima! :*

0 Comments:

Postar um comentário