segunda-feira, 27 de maio de 2019

Responsabilidade Emocional

Olá meus amores , 2019 está sendo um ano de tantas perdas que não tem como parar pra refletir sobre a vida. Hoje o cantor Gabriel Diniz perdeu sua vida de forma trágica e isso só nos faz lembrar como somos frágeis . No post de hoje resolvi falar sobre algo que todos devemos ter mas somos tão egoístas que acabamos não olhando para o próximo.

- Responsabilidade emocional , você  tem?




Quando eu descobri esse termo foi como se alguém pegasse uma certa dor que eu alimentava e desse um nome pra ela. Vamos aos fatos: existem dois tipos de pessoas, as que são empáticas e as que não são. Eu sempre fui do tipo que é. Eu diria que responsabilidade emocional é nada mais, nada menos do que sentir empatia, saber se colocar no lugar do outro, você não precisa brincar com os sentimentos de uma pessoa , trata-la como objeto que é descartável. Responsabilidade emocional é ter o mínimo de bom senso pra não sair por aí machucando deliberadamente corações alheios. Calma. Eu sei que ainda não tá claro. Eu vou explicar.



Nos dias de hoje, muito se fala sobre amor, amizade ou qualquer questão afetiva onde envolva pessoas que se relacionem de algum modo. E até por isso, tentamos entender questões presentes nesses tipos de relações. As pessoas brigam, se separam, se afastam ou simplesmente perdem o contato. Isto gera uma carga emocional muito forte para um indivíduo, e é por conta disso que buscamos certas respostas.

Numa era moderna, como a nossa, as relações se apresentam cada vez mais descartáveis, o amor é líquido e abandona-se fácil. Não me leve a mal, não acho que as pessoas devam ficar com as outras, seja num relacionamento amoroso ou de amizade mesmo, se não têm vontade de ficar. Mas tenho plena certeza que elas devem ter a consciência de que todo cuidado é pouco quando um sentimento alheio está envolvido.



Tal virtude, se dá ao ato de se pôr no lugar do próximo, como eu disse no tópico anterior, é quase igual a empatia, porém tem suas diferenças.
Não tem como falar em responsabilidade emocional sem falar nas relações modernas. Eu entendo que hoje em dia somos cada vez mais descartáveis uns pros outros, algo que, confesso, nunca consegui engolir direito. Parece que “nos usamos” somente para suprir determinados desejos com prazeres passageiros e por causa disso somos cada vez mais passageiros na vida das pessoas. E por causa disso somos também cada vez mais vazios. Mas o “ser vazio” não quer dizer que você não tem sentimento, quer dizer que você simplesmente não para para refletir sobre ele. E se já não paramos pra refletir sobre os nossos próprios sentimentos, imagina se vamos parar pra pensar no sentimento dos outros.


Parece muito difícil, entretanto não é um bicho de sete cabeças. Basta você pensar o que não quer que façam com você de maneira alguma, e não fazer com o próximo. Talvez seja fácil eu falar, mas acredite, eu já tive que fazer. Faço isso todo dia. Falho? Algumas vezes. Na hora da raiva principalmente, mas está em você logo depois que passar sua ira, pôr a mão na consciência e pensar se o que você fez está certo ou não.

Se você que tá lendo isso agora, e tem alguém gostando de você e você não tem a intenção de corresponder esse sentimento, seja maduro e fale. Sem joguinhos, sem mimimi. Porque a pior coisa que existe, é você confiar seus sentimentos a uma pessoa, achando que ela(e) é boa pessoa e algum tempo depois, descobrir que essa pessoa não possui uma boa índole (pra não falar outra coisa, vamos usar essa palavra mesmo).


É humanamente impossível se relacionar sem criar expectativas e esperar algo do outro, mas é necessário ter TATO e saber qual é o limite do que eu almejo e do que a outra pessoa tem condições (e interesse) em me oferecer. A maioria das queixas de pessoas próximas e dos textos que eu li sobre o assunto podem ser resumidas em uma única coisinha: fechar os olhos para a realidade e se deixar levar por um ideal que ela criou sozinha. Antes de jogar a culpa total do fracasso da relação no colo dos outros, veja se não é você que está alimentando isso, assim como os relacionamentos, a responsabilidade não é unilateral, assuma a sua.

Saiba que você não precisa ficar quando a sua vontade for de ir embora, mas tenha responsabilidade emocional com o outro. Fale, converse, não suma! As pessoas estão cada vez menos preocupadas com o sentimento do outro. E por favor, não seja esse tipo de pessoa.


Eu quero muito pedir para por favor, tentarem abrir os olhos para isso. Algumas vezes você pode achar que não dói, que não machuca... Mas cada pessoa é diferente.

Não tem nenhum robô aqui, por detrás dessa tela tem uma pessoa, que tem sentimentos, que se machuca, que se magoa. Parem de ser infantis, a maioria aqui não é criança. Brincar com os sentimentos das pessoas não é legal. Talvez você ache divertido, até passar por uma situação dolorosa, ai você vai entender, que não existe nada engraçado em magoar alguém!

~x~

Então é isso gente, espero que esse texto sirva de reflexão e ajude de alguma forma ! Mil beijinhos e até a próxima! 😘😘











fonte: https://aminoapps.com/c/potter-amino-em-portugues/page/blog/responsabilidade-emocional-voce-tem/8kzm_BRHmunMBDJpPDrMxqlYQmYzGBdrl0
http://atl.clicrbs.com.br/atlgirls/2018/01/19/o-que-e-responsabilidade-emocional-e-por-que-voce-nao-tem/





ㅤㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤㅤㅤ ㅤㅤ

0 Comments:

Postar um comentário