segunda-feira, 31 de julho de 2017

Depressão : Você não está sozinho .

Olá amores, hoje vou falar sobre depressão esse assunto delicado , mas o qual tem que ser falado, discutido e alertado.




Depressão é sim uma doença e isso todos devemos entender !


Esse tipo de assunto é algo que sempre tento debater e alertar . Quem acompanha o blog ou as minhas redes sociais sabe que sempre tento abordar esses temas e isso ficou muito mais forte depois que assistir "13 reasons Why ".

A série conta a história de Hannah Barker, que era aparentemente uma adolescente, que estava passando por mudanças, mas ela vira que tinha que supera-las, porém infelizmente, um encadeamento de acontecimentos, a levou a crises depressivas e pensamentos suicidas, e é sobre essa história que o livro (que virou série) vai contar. A dolorida história de Hannah Barker. Uma adolescente normal, que se suicidou. Mas porque?



Aquele estereótipo de pessoa com depressão decadente, pálida , caquetico,   não corresponde à realidade. Se você não sabe de qual estereótipo eu estou falando, faça uma busca no Google Imagens por “depressão”. Claro que ALGUMAS pessoas ficam assim, mas isso não é uma realidade para todos os casos. Apesar de vermos vários exemplos na cultura pop, a depressão não é um desfile constante de destruição e desespero. Essa é uma das razões pelas quais as pessoas têm tanta dificuldade em perceber que seu amigo está deprimido. As pessoas ficam se questionando: como ela poderia estar deprimida se semana passada mesmo ela estava super bem!?


As pessoas, muitas vezes, se sentem no seu melhor quando estão socializando, porque os problemas da vida ficam escondidos lá no fundo. Mas quando você está sozinho, enrolado em uma bola de medo e pânico como um gatinho, a depressão ataca pra valer. Seus amigos não estão lá para ver você sim. Na verdade, ninguém está. É só você com você mesmo, e você não quer falar com ninguém sobre isso, porque seu cérebro está dizendo ninguém está nem aí para você.


E essa doença é uma variação constante, tem dias que a pessoa acorda querendo conquistar o mundo e fazer 300 mil coisas, mas também tem dias que ela só quer ficar deitada, sem falar com ninguém. Também existem aqueles dias que a pessoa deprimida não quer fazer nada além de comer e dormir. O ponto é que, quando você está deprimido, você está em uma batalha constante com o seu cérebro para assumir o controle de sua vida. Claro que a pessoa pode ganhar, mas precisa primeiro saber que essa luta está acontecendo. E essa batalha pode durar a vida inteira!


É normal uma pessoa deprimida querer dormir o dia inteiro, perder muito peso ou engordar demais. Alguns podem também ter dificuldade em lembrar as coisas, ou de se concentrar. Machucar a si mesmo também não é incomum. Mas, como eu disse, todas essas coisas variam de pessoa para pessoa. E, claro, todos estes “pequenos” problemas se somam para criar novos problemas – por exemplo, é difícil ficar motivado para cuidar de todas as suas tarefas rotineiras do dia-a-dia , quando se está triste, cansado e faltam nutrientes, as dificuldades só vão se multiplicando. E ainda há o desejo sexual que é reduzido.


Muita gente acha que esse problema se resolve em um piscar de olhos. Geralmente são as mesmas pessoas que argumentam que os antidepressivos não funcionam e também adoram dizer que a doença mental é uma nova “modinha”.Algumas pessoas ainda têm coragem de dizer que é legal estar deprimido, porque você pode agir como uma pessoa infeliz o tempo todo. É tipo um aval para ser um idiota insuportável. O problema maior é que isso leva a um raciocínio estranho. As pessoas pensam, “se alguém QUER ficar deprimido e dá a entender que de fato FICA deprimido, quem está deprimido é SÓ QUERER ficar bem!


As doenças mentais são fortemente estigmatizadas, e não é preciso muito para colocar alguém que já está se sentindo irracionalmente constrangido ainda mais para baixo. Então, não seja aquele cara que acha que a pessoa pode “sair dessa sozinha”. Embora uma atitude positiva possa ajudar (certamente não vai piorar nada), é preciso ter paciência e seguir um tratamento verdadeiro (como medicamentos e terapia) para superar uma doença tão complexa como a depressão.


  • Algumas orientações para falar e ajudar uma pessoa a sair da depressão:
  1. Aproxime-se da pessoa de forma a apoiar e manifestar a sua preocupação com o seu bem-estar.
  2. Tente transmitir uma sensação de compreensão. Em vez de dizer “Por que você não pode simplesmente sair da cama?” diga por exemplo “Você parece ter dificuldade para sair da cama de manhã. O que posso fazer para ajudá-lo neste aspecto? “
  3. Mostre preocupação.Estas palavras podem significar muito parar uma pessoa que se esteja a sentir em baixo: “Você é importante para mim. “ “Diga-me o que posso fazer para ajudá-lo.” “Nós vamos encontrar uma maneira de se sentir melhor. “Um abraço também ajuda.
  4. Esteja lá. - A melhor coisa que você pode fazer para ajudar alguém com depressão é estar com a pessoa, dar apoio ou fazer algo em conjunto como passear, fazer compras, ir ao cinema.
  5. Não julgue ou critique. Evite dizer :Está tudo na sua cabeça.Todos nós passamos por momentos como este.
  6. Ofereça o seu apoio e ouça as preocupações da pessoa .Aceite que a depressão é uma questão complexa, que geralmente não é resolvida num par de semanas. Recuperar da depressão leva o seu tempo.
 
Faça entender que a depressão é comum e tratável. Não é um sinal de fraqueza pessoal.

~x~

É isso gente, espero que tenham gostado do post e que ele possa ajudar de alguma forma. Mil beijinhos e até a próxima! 😘


Fotografia : André Santos ( @studio_andre_santos )


-x-

Fonte:http://www.sairdadepressao.com/como-ajudar-uma-pessoa-com-depressao/
http://hypescience.com/5-coisas-que-voce-entende-errado-sobre-depressao/

0 Comments:

Postar um comentário